Descubra mais sobre a categoria de salgadinhos
Os salgadinhos fazem parte de uma categoria de produto muito popular no Brasil. São considerados refeições rápidas e de fácil consumo, ideais para o dia a dia. Conheça agora os principais segmentos do mercado.

Batatas chips
“Batatas chips são salgadinhos que atendem todos os públicos, são vistas como comidas práticas e que podem ser consumidas em qualquer lugar. São consideradas uma opção e lanche acessível e estão disponíveis em diversos formatos:
Bags/bolsas: O formato mais conhecido e presente nas gôndolas. Pode ter como público os adultos, com sabores mais refinados e ousados ou o público teen, com sabores inovadores e que estão na boca da galera. A presença de ar na embalagem garante a proteção e a integridade do produto e a sua qualidade desde a produção até o consumo;
Tubos: Em crescimento nos últimos anos, esta embalagem compacta e com formato inovador é prática seja para o consumo total ou parcial do produto. Garante a qualidade e o frescor dele através da proteção contra choques e facilita o abastecimento quanto a questão de espaço.
Extrusados
Os salgadinhos extrusados são feitos a partir de uma massa de farinha de milho. Um alimento conveniente e saboroso, geralmente voltado ao público infantil. São perfeitos para uma refeição rápida ou para um lanche.
Aperitivos
São alimentos leves que tem como objetivo saciar a fome em momentos entre refeições. São servidos como acompanhamento para bebidas como vinho, cerveja e destilados. Destaques: amendoins, salgadinhos de trigo e castanhas em geral.
Batata palha
O alimento perfeito para acompanhar qualquer refeição. Pode ser servido com aperitivos ou lanches. É também um ótimo acompanhamento para carnes e peixes.
Tortilhas
São um prato tradicional da culinária mexicana. Tortilhas são um disco ou pedaços de massa de farinha de trigo ou de milho, cozidos no vapor ou fritos. Geralmente são servidas como acompanhamento de pratos, mas podem também ser consumidas separadamente.

Salgadinhos são populares
Os salgadinhos fazem sucesso em públicos de todas as idades e podem ser facilmente vendidos em qualquer lugar: de mercados a lojas de conveniência. Isso significa que salgadinhos aumentam o potencial de atração de clientes.
São geralmente de fácil acesso e consumo. Assim, se tornaram uma ótima opção para lanches rápidos e fáceis. Salgadinhos também podem ser uma ótima categoria de compra por impulso, trazendo crescimento em vendas para o varejo.

Salgadinhos combinam com momentos
A decisão de compra de Salgadinhos tem alta correlação com a ocasião de consumo. E estes momentos de consumo, são fundamentais para a realização da Gestão de Categoria. Características do produto como sabor, tamanho da embalagem e gramatura influenciam diretamente na compra. Por isso, devem ser considerados em um momento de revisão de mix.
Por se tratar de um alimento saboroso, prático e de fácil consumo, sua compra geralmente não é planejada.
A execução 360 no ponto de venda, inserindo os salgadinhos fomentando no maior número possível de zonas de contato com o shopper é uma ótima estratégia (e que traz resultados). Por exemplo, colocá-los próximos de categorias correlatas, como bebidas, é essencial para garantir maiores vendas.

Uma categoria em movimento
A categoria de salgadinhos é um mercado bem competitivo. E boa parte dos consumidores de salgadinhos é adepto de novos sabores, sendo necessário às indústrias inovar cada vez mais. Por outro lado, há os consumidores que preferem comprar os sabores tradicionais, o que torna importante uma boa gestão de estoque.
Ao mesmo tempo, a crescente demanda por produtos mais saudáveis e inovadores tem feito as indústrias, além de investir em novidades, desenvolver pesquisas e novos produtos que atendam à essa demanda. E esse é mais um desafio: oferecer o tradicional, a novidade e as opções cada vez mais práticas.